Rico em nutrientes essenciais para a saúde, o leite deve ser consumido pelas gestantes porque assegura uma gravidez saudável e o desenvolvimento do bebê. O consumo ainda é extremamente importante no período da lactação. “O ideal é que a mãe aumente a quantidade do alimento na dieta nos meses gestacionais para reduzir riscos de possíveis complicações na gestação”, garante a enfermeira do Trabalho, Fernanda Carpes.
Coordenadora de Saúde Ocupacional, da Laticínios Tirol, referência no segmento lácteo brasileiro, Fernanda destaca que o leite contém proteína, cálcio, zinco, iodo e vitamina D, nutrientes muito benéficos na gravidez. “A proteína presente no alimento ajuda a formação da placenta e no desenvolvimento do bebê, e o zinco é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico”, explica.
Cabe lembrar que a gravidez favorece o surgimento de cáries devido às alterações hormonais da mãe, por isso, “por conter cálcio, o leite precisa estar inserido na alimentação da gestante, pois fará com que ajude na redução de problemas nos dentes”, explica Fernanda, completando que o nutriente auxilia na formação e desenvolvimento dos ossos do bebê.
Aliado poderoso
Fernanda esclarece que o iodo, outro importante nutriente do leite, é poderoso aliado para o desenvolvimento neurológico do bebê e sua falta pode provocar malformações cognitivas. Já a vitamina D tem a propriedade reduzir a possibilidade de um aborto espontâneo, pois, ajuda na absorção do cálcio e da saúde da placenta.
Tomar leite na gravidez também ajuda a manter a saúde do intestino da mãe e do bebê por causa dos probióticos. Ela recomenda a inclusão da ingestão de leite, iogurte ou queijo em pelo menos três refeições ao dia. “O que não pode acontecer é ficar sem consumir”, alerta.
De acordo com Fernanda, muitas gestantes não gostam de beber leite. Para elas, a opção é consumir outros produtos lácteos como iogurte, queijo e manteiga, que também apresentam nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebê. “As grávidas que possuem intolerância à lactose podem consumir o leite zero lactose”, recomenda, observando que o alimento nas versões desnatado, semidesnatado ou zero lactose possui os mesmos nutrientes encontrados no leite integral.
Leite de excelência
Para apresentar aos consumidores um leite de excelência, a Tirol investe em pesquisa para desenvolver produtos lácteos saudáveis, afirma Liandro Mai, gerente de pesquisa & Desenvolvimento. De acordo com ele, a empresa adota um rigoroso controle de qualidade, que se inicia no campo e segue até chegar aos supermercados. “Além disso, trabalhamos com equipamentos de ponta que garantem e mantém a qualidade do leite”, pontua.
Mai acentua que a pesquisa e o desenvolvimento de produtos da Tirol têm como base a inovação. “Estamos sempre buscando atender aos processos regulatórios e a desenvolver ações com foco em melhorias como redução de custo, otimização da produção e novos produtos”, ressalta.
O gerente de P&D comenta que atualmente a empresa desenvolve estudos para produção de leite UHT sem aditivo, para integrar o mix de mais de 150 produtos da marca.