Representantes das áreas comercial, trade marketing e marketing da Lacticínios Tirol se reuniram nas últimas semanas em Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Recife e Treze Tílias para a série de road shows que a marca promoveu com suas equipes regionais de todo o país.
Sob a temática “Voando Alto” – mas com os pés no chão, executivos da empresa debateram estratégias e metas com foco em 2020. “A Tirol é a empresa com um dos portfólios mais completos no segmento de lácteos e derivados no cenário nacional, e entre algumas de nossas escolhas estratégicas, está o propósito de agregar valor tanto aos produtos quanto à marca, para que ela represente a melhor opção na relação valor e qualidade junto aos consumidores”, comenta o diretor comercial nacional Jossemar Olivo.
A gerente comercial Crislei Rover apresentou nas reuniões o planejamento da Área de Inteligência de Mercado, iniciada em 2018 e que até o final de 2019 se dedicou basicamente ao trabalho interno, construindo informação usando a base de dados de clientes. Em seguida, mostrou o modelamento de processo avaliando áreas comercial, de trade, logística, bem como sistemas e políticas de funcionamento.
“O foco agora é o que de fato a inteligência de mercado faz, que é olhar para o mercado, fazendo a segmentação de clientes e canais, definindo o posicionamento de mercado por região e produto, determinando quais os concorrentes e posicionando os preços de acordo com pesquisa de trade de ferramentas de mercado”, explica. “Isso permitirá delinear nosso planejamento sem achismos, por meio de decisões fundamentadas em informação real, com mais assertividade”, conclui.Apontamentos sobre logística – e os projetos de fidelizar parcerias com as transportadoras em 2020, de implantar ferramenta de gerenciamento de armazenagem e a aquisição de ferramenta de roteirização – e sobre tópicos relacionados ao trade, como precificação e planogramas de distribuição do mix no ponto de venda, também foram abordados nas reuniões.
A gerente de Marketing Giocéli Escorsin relembrou as principais ações da empresa em 2019, como os sorteios direcionados ao público final, a elaboração de receitas com produtos Tirol e as campanhas promovidas em três ondas principais: Tirolzinho, requeijão e Fibrallis. Também falou em primeira mão à equipe sobre os lançamentos previstos para 2020, ainda em sigilo. E exibiu o mote que vai nortear a empresa neste e nos próximos anos: A marca que vale ter na mesa.
“A campanha 2020 é fruto de muita análise e pesquisa com consumidores de todo o país. Isso permitiu idealizarmos um planejamento de marketing e comunicação baseado em dados e fatos, e que nos levou a conhecer a fundo a percepção que o consumidor tem sobre a nossa marca, que é a que oferece a melhor relação custo benefício com surpresa, experiência e encantamento”, resume.
Para o gerente nacional de vendas dos key accounts e distrital Sudeste/Centro-oeste Washington Roque Costa, foi uma experiência importante e positiva por reunir todo o time e promover a integração da equipe, definindo e alinhando metas e objetivos. “Fomos atualizados sobre produtos e processos e o grupo saiu motivado para dar sequência às ações.
Este é um momento único para a Tirol, onde vislumbramos uma grande oportunidade de conquistar share no mercado, e saímos do road show mais confiantes e preparados hoje para atingir nossos objetivos para 2020”, diz.“A Tirol é um dos players nacionais e possui a confiança do consumidor para impor seu nome nacionalmente. E foi com esse direcionamento que saímos dos road shows, proveitosas reuniões de negócios onde falamos de forma regionalizada com representantes de cada microrregião, apresentando as metas para 2020 e quais ferramentas de negócios que temos a nosso dispor para atingir estes objetivos”, acrescenta o gerente distrital Sul, Gilberto Kanashiro.
De acordo com o gerente comercial Norte/Nordeste Abdo Abage Neto, o road show é mais focado nas particularidades e estratégias comerciais de cada região. Onde ele atua, especificamente, a Tirol ainda é uma marca entrante, daí os desafios de seu time em fazer com que o mercado consumidor conheça os atributos que tornam a marca líder em todo o Sul do país. “Em 2019, tivemos a construção de um time muito bem alinhado, composto por gestores extremamente profissionais e que nutrem uma relação muito boa com o mercado regional. Agora, não tenho dúvidas de que a estratégia, somada à inteligência do back office, à qualidade dos produtos e a uma bem delineada campanha de marketing, tornará 2020 um campeão de vendas e posicionamento de marca”, fala.
“A sinergia estabelecida entre distribuidor e Tirol foi muito forte, saímos da reunião com um sentimento de parceria forte e de evolução. Passamos por um momento muito positivo, com cenário crescendo nos últimos três anos, e esperamos manter este ritmo em 2020, além do fortalecimento com a marca”, comenta o gerente da distribuição (em SC e RS), Marcos Stopassole.
Os encontros foram encerrados com a entrega da Premiação Campanha de Vendas – Apaixonados por Adrenalina (realizada de agosto a outubro de 2019 e que deu a oportunidade para as equipes mostrarem seu trabalho e serem avaliadas segundo critérios como conquista de espaço e crescimento de sell out, positivação de novos clientes, crescimento do mix e atingimento da meta global da campanha) e a Premiação Tempo de Empresa (que reconhece parceiros comerciais da Tirol).
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