Os resíduos gerados por conta da produção de produtos alimentícios são representativos. Para conseguir minimizar os impactos ambientais decorrentes da produção de seus produtos (cerca de 170 itens no portfólio), a Laticínios Tirol executa ações como o tratamento de efluentes, reciclagem de materiais provindos da produção e da manutenção de máquinas e estruturas. Além disso, prioriza ações com foco na devolução de embalagens aos fornecedores por meio da política de logística reversa e a destinação correta dos resíduos que não conseguem ser recuperados.
Com essas medidas, dando a destinação adequada a cada tipo de resíduos, a Lacticínios Tirol entende que é possível garantir que os impactos ambientais sejam mínimos, mantendo as práticas e hábitos saudáveis para o meio ambiente e promovendo o futuro das próximas gerações.
Outro ponto que merece destaque é a utilização de 100% de materiais recicláveis nas embalagens dos principais produtos da linha, gerando empregos e renda para cooperativas do ramo. Também, é feita a reciclagem de resíduos gerados dentro das fábricas, por meio da recuperação das embalagens das matérias primas e insumos utilizados na produção, materiais que passam por um processo de separação, prensagem e venda para empresas que transformam o material em matéria prima para novas embalagens. Esse procedimento está alinhado diretamente com a Lei n° 12.305/2010, que dispõe sobre objetivos e instrumentos, bem como diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigos, as responsabilidades dos geradores, do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
A água no centro de tudo
A água também está no centro das atenções da Tirol, que toma medidas diárias para que o consumo seja apenas o necessário. O controle e a redução consistem na elaboração diária de relatórios de consumo e em projetos que asseguram a reutilização de 10% da água consumida.
Áreas protegidas
A Lacticínios Tirol possui ainda uma área protegida de 187.550 m², localizada no município de Ibicaré (SC). Esse habitat está dividido em dois terrenos, com uma nascente que desemboca no Rio Estreito, que corta a propriedade. Além desse ambiente protegido, a Tirol também possui uma Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal de 48 mil m².