A LACTICÍNIOS TIROL REVELA OS BASTIDORES DE UMA TRAJETÓRIA DE 45 ANOS, QUE MISTURA TRADIÇÃO, QUALIDADE E CONFIANÇA
COMO TUDO COMEÇOU (1974 A 1984)
Fundada no meio oeste catarinense, a história da Lacticínios Tirol se confunde com a história de Treze Tílias, fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco que fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa no período entreguerras.
Seguindo a profissão, os colonizadores fizeram-se também produtores de leite. Deu certo. Hoje a agroindústria leiteira é o forte do município com mais de 7,6 mil habitantes.
O turismo é também uma fonte de renda da pequena cidade de ar alpino, belos jardins e culinária austríaca, mas o eixo econômico local é a produção de leite fomentada pela Lacticínios Tirol.
• Como iniciou a Tirol?
A história da Tirol iniciou em 1974, por meio da iniciativa do padre Johan Otto Kung. Vindo da Áustria, o Padre King, como era conhecido, tinha experiência na área de produção de leite.
Entendendo que as novas terras tinham características bem próximas daquelas deixadas para trás, e que as famílias de imigrantes mantinham a aptidão pela produção de leite, o Padre King enxergou a oportunidade de fomentar a economia na nova comunidade trezetiliense a partir da cultura leiteira, dando início ao então lacticínio.
Mesmo com dificuldades e sabendo que talvez não conseguisse terminar seu projeto, ele iniciou as obras de construção do lacticínio. Logo adiante, vendeu a empresa para um grupo de 34 pessoas que, assim como King, acreditavam no propósito de fomentar a economia local. Eles investiram para concluir as obras e, em 26 de setembro de 1974, foi fundada a Lacticínios Tirol Ltda. O desafio de viabilizar o empreendimento estava lançado.
Nos primeiros dias, a captação de leite girava em torno de 80 litros diários, de produtores vizinhos que traziam a matéria-prima direto na indústria com carroças, entre outros veículos da época. Já no final do primeiro mês, a produção chagava a 200 litros e a empresa contava com pouco mais de 10 colaboradores.
A produção foi aumentando na mesma proporção que os produtores rurais começaram a acreditar na atividade. Alguns meses depois, a Tirol já contava com 150 fornecedores.
O aumento da produtividade demandou a criação de um sistema de coleta de leite nas propriedades onde os caminhões terceirizados buscavam os latões cheios com o produto.
• Os primeiros produtos produzidos
O primeiro produto da linha Tirol ser elaborado foi o leite pasteurizado (leite de saquinho), depois o mix foi sendo ampliado para manteiga, nata e queijos mussarela e prato.
A industrialização começou pequena e os primeiros mercados atendidos foram os municípios de Treze Tílias, Joaçaba, Videira, passando posteriormente para Concórdia, Caçador, Chapecó, Porto União e Florianópolis.
• Dificuldades apareceram?
A Tirol estava localizada em um local pouco povoado, sem nenhum acesso pavimentado a outros municípios. A população não tinha o hábito de consumir leite (visto que produziam apenas para seu próprio consumo) e os meios de transporte também não colaboravam.
Com isso, surgiram as primeiras dificuldades financeiras, com contas fechando no vermelho por vários meses e uma enorme incerteza com relação ao futuro. Mesmo assim, o grupo de acionistas resolveu apostar, acreditando que o negócio um dia seria viável – o que realmente aconteceu. Conquistas importantes da primeira década
• Conquista do SIF -1977
Em 1977, a Tirol conquistou o Selo de Inspeção Federa (SIF), considerado um dos marcos propulsores ao desenvolvimento da empresa. Isso significava que a empresa estava produzindo dentro de padrões de identidade e qualidade aceitos no Brasil todo, abrindo novos horizontes para a marca e também para que os produtores pudessem pensar em escala, rentabilizando seus negócios.
• Aquisição da primeira balança mecânica – 1979
A primeira balança mecânica era uma exigência do SIF para a emissão do selo. O primeiro equipamento foi trazido de Pelotas (RS). Antes de ser adquirida, o leite era medido de forma manual, com auxílio de uma régua, em latões de 30 ou 50 litros.
Com a aquisição da balança, houve maior agilidade no descarregamento e no controle da matéria-prima que chegava para a industrialização, bem como na redução do desperdício e no aumento da confiabilidade do produtor que controlava sua produção juntamente com a Tirol.
• Qualidade do leite
Para oferecer um mix de qualidade aos seus consumidores e promover o desenvolvimento da atividade leiteira por meio da valorização do homem do campo, a Tirol, desde seus primórdios, realizava uma série de testes que garantiam a qualidade dos produtos.
Além disso, muito produtores junto à Tirol e ao sistema bancário financiaram a compra das primeiras vacas da espécie Holandesa, vindas do Uruguai, com o objetivo de melhorar a genética do rebanho. Na época, também foram trazidas vacas de Pelotas (RS) e da Áustria.
Para dar suporte ao produtor na sanidade do rebanho e melhoria da qualidade do leite, a Tirol também contratou um médico veterinário – assim, se criou o fomento Tirol.
• Construção do primeiro posto de resfriamento – 1984
Localizado no Alto Uruguai Catarinense, o município de Peritiba foi escolhido para ser sede do primeiro Posto de Resfriamento da Tirol. A escolha da localização foi estratégica devido à abundância de matéria-prima da região.
• Compra do primeiro caminhão – 1984
Incentivando o desenvolvimento da empresa por meio da melhora no transporte, em 1984 a Tirol adquiriu seu primeiro caminhão isotérmico. O veículo Mercedez-Benz, modelo 1513 Toco, fazia a linha Peritiba X Treze Tílias.
Nos primeiros anos, o transporte de leite in natura era terceirizado e a distribuição dos produtos finalizados era realizada em uma kombi própria da empresa.
Até 1995, a frota era toda da Tirol. A partir de então, foi terceirizada. Na época, os caminhões foram financiados para os motoristas que os dirigiam, estimulando a criação doas primeiras transportadoras do município e também o desenvolvimento regional.
TRABALHANDO PARA CRESCER (1985 A 1997)
A segunda década é marcada pela diversificação, com a aquisição de novos equipamentos e a expansão da empresa com a produção de leite longa vida.
Aquisição do primeiro computador
Em 1985, acompanhando a expansão do mercado no segmento da tecnologia e a necessidade de crescimento da empresa, de agilizar os processos internos e aprimorar os controles e a segurança da informação, a Tirol adquiriu seu primeiro computador, equipamento revolucionário para a época.
Curiosamente, o equipamento não tinha HD para armazenamento de dados. Para inicializar a máquina, era preciso inserir um disquete. Para iniciar as operações, era necessário trocar o disquete – só depois desse procedimento o usuário tinha acesso ao sistema desenvolvido pela empresa.
• Os benefícios da nova aquisição
Em um primeiro momento, o equipamento permitiu automatizar o procedimento de impressão das notas de pagamento aos produtores, que antes eram feitas manualmente ou por meio da máquina de datilografia.
Apesar da novidade assustar um pouco no início, logo, o equipamento se tornou indispensável.
A evolução foi natural e não demorou muito para outros equipamentos serem adquiridos e os processos começarem a fluir de forma mais ágil, permitindo que a empresa pudesse expandir mais rapidamente.
Produção de leite catarinense e o contexto nacional
Considerando a permeabilidade da atividade leiteira familiar na região de Treze Tílias e do Extremo Oeste Catarinense, a Tirol intensificou o trabalho da área de fomento junto aos produtores rurais para auxiliá-los na atividade, instruindo-os quanto a alimentação adequada, manejo, sanidade do rebanho e melhoramento genético, entre outras ações de suporte técnico.
O Fomento Tirol viabilizou ações direcionadas ao crescimento da produção, como produtividade e melhoria da genética por meio da aquisição de vacas e novilhas do Uruguai, financiadas a médio e longo prazo.
A equipe técnica auxiliava também os produtores na inseminação artificial, tecnologia que revolucionou a produção e elevou o patamar de qualidade do rebanho.
A partir dos anos 90, a cadeia produtiva do leite catarinense passou a ser influenciada fortemente pelo contexto nacional e começou a apresentar uma trajetória de crescimento constante, tendo em vista a combinação de várias razões. Entre elas, o fim do tabelamento de preços por parte do Governo (O tabelamento do leite iniciou em 1945, no Rio de Janeiro, e se estendeu a todo o país por 50 anos. Todavia, ao contrário do propósito declarado pelo Governo Federal, o tabelamento que fixava preços e margens ao produtor, empresas e consumidores, acabou inibindo o desenvolvimento do setor).
O tabelamento de preços foi uma trava ao crescimento nacional. Com o seu fim, algumas mudanças ocorreram, como o aumento sensível da produção de alguns estados; o consumidor, que passou a ser mais informado e exigente; o crescimento da diferenciação de produtos lácteos; o leite longa vida passou a ter grande influência na formação de preço da matéria-prima e tiveram início as políticas de pagamento por volume e por qualidade de leite.
A partir de então, a região do Oeste Catarinense atingiu taxas de crescimento na produção muito expressivas e começou a se sobressair diante de outras regiões do Estado e do País.
As conquistas de 1994
Ao encontro aos avanços da região e diante da disponibilidade em abundância da matéria prima, a Tirol fez dois grandes investimentos em 1994: a aquisição da Unidade de Chapecó e a instalação da unidade de leite longa vida.
Aquisição da Unidade de Chapecó
Em 1994, a Laticínios Chapecó foi adquirida pela Tirol. A Tirol assumiu a indústria (que na época trabalhava com queijos e derivados) e manteve toda estrutura funcional, enviando um profissional de Treze Tílias para administrar a planta.
Depois de assumir o empreendimento, ocorreu uma evolução nos métodos de trabalho, especialmente porque a Tirol sempre prezou pela qualidade de seus produtos e investimento em novas tecnologias.
Em 1997, a unidade ganhou o Prêmio Estadual por Inovação e Melhorias no Ambiente de Trabalho, entregue pelo Governo do Estado.
Quando a unidade foi adquirida pela Tirol, ela já contava com o Selo de Inspeção Federal (SIF). Assim, logo passou a atender o mercado institucional, como as marcas Perdigão e Sadia.
Com a aquisição da Unidade de Chapecó, foram adquiridos também os Postos de Resfriamento das cidades de Ipumirim (SC), Pinhalzinho (SC) e Trindade do Sul (RS), marcando a entrada da captação de leite também no Estado do Rio Grande do Sul.
Implantação da Unidade de Leite Longa Vida
Embora a ultrapasteurizarão tenha sido desenvolvida nos Estados Unidos (EUA) e na Europa nas décadas de 40 e 50, somente após o desenvolvimento da embalagem asséptica, na década de 60, na Suécia, que a comercialização do leite longa vida tornou-se viável. E foi somente em 1972 que essa tecnologia chegou ao Brasil.
O procedimento do leite longa vida consiste em submeter o leite a um novo tipo de tratamento térmico, a ultrapasteurização, mais conhecida como UHT. Neste processo, a temperatura do leite é elevada a 130-150° C por 2 a 4 segundos.
A Tirol conheceu a novidade durante a realização da Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação fora do Lar (FISPAL), em São Paulo, quando a equipe da empresa teve o seu primeiro contato com a Tetra Pak. Acreditando que o produto era o futuro, investiu pesado no processo de fabricação do Leite Longa Vida.
No início dos anos 90, poucas empresas produziam leite longa vida no Brasil e a Tirol foi a primeira no Estado de Santa Catarina a investir no processo UHT.
O novo produto mudou os hábitos de consumo do leite em função de sua praticidade, maior prazo de validade e armazenamento em temperatura ambiente, permitindo que a Tirol conquistasse novos mercados e expandisse a comercialização de produtos para centros como Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
Os primeiros investimentos na Unidade Longa Vida
Foi um investimento alto em construção civil, áreas grandes de armazenagem (todas com drivers), tanto de embalagens quanto de produto final. Ocorreram também mudanças significativas no sistema de transportes, antes refrigerado.
Além de todas as máquinas auxiliares, foram adquiridas duas máquinas de envase com capacidade de 3 mil litros por hora. Nos anos seguintes, as máquinas foram substituídas por outras mais elaboradas, com capacidade de 6 mil litros por hora, impulsionando a captação e processamento de leite.
A reestruturação da cadeia produtiva do leite nos anos 1990
Por conta do processo de mundialização e com o intuito de melhorar as condições sanitárias do setor a partir de mudanças na legislação, a cadeia produtiva do leite no Brasil passou por um profundo processo de reestruturação produtiva, decorrente do lançamento do Ministério da Agricultura, que exigia:
· A granelização da coleta do leite (utilização de caminhões isotérmicos para transportar a produção da propriedade até o laticínio) e;
· A adequação por parte dos produtores, de tanques de resfriamento (tanque de expansão) do leite na propriedade rural.
Muito embora o Sistema de Inspeção não exigisse a granelização em um primeiro momento, a Tirol acreditou na modernização do processo de coleta de leite. Uma das vantagens foi a melhoria da qualidade do leite, que ficava acondicionado em caminhões isotérmicos e não perdia temperatura.
Antes da granelização, o leite era recolhido em latões, que ficava muitas vezes na estrada esperando o caminhão chegar, um processo lento e complicado. Inicialmente resistente à mudança, o transportador adotou o novo sistema ao perceber suas facilidades.
Com a entrada dos caminhões de coleta a granel, logo em seguida veio também o resfriador a granel, que permitiu agilidade no processo e garantia da qualidade do leite por meio de um sistema que resfriava mais rápido e mantinha a temperatura até a chegada do caminhão de coleta.
As dificuldades iniciais foram grandes devido ao alto custo do equipamento. A saída encontrada foi o financiamento por meio do sistema bancário e também a ajuda de parceiros (empresa fabricante) para viabilizar, por meio de parcelamento, a aquisição do equipamento pelo produtor.
Em resumo, o processo a granelização do leite permitiu ganhos logísticos, melhoria considerável da qualidade do leite, redução da mão de obra e trabalho braçal, facilidade de carga e descarga do leite, crescimento da produção em escala e, ainda, a redução de custos nas propriedades e nas indústrias.
INVESTIMENTO E EXPANSÃO (1999 A 2009)
Anos de muito trabalho se sucedem e, junto com eles, a Tirol chega a um ciclo dedicado à profissionalização dos processos. Neste rastro de desenvolvimento, na terceira década de história da empresa, acontece a inauguração da unidade produtiva de Linha Caçador, em Treze Tílias (SC).
No final dos anos 90, a capacidade produtiva da empresa estava no limite, assim como a sua área de expansão. A cidade foi crescendo no entorno da indústria e os problemas começaram a crescer junto com ela. Tráfego intenso de caminhões, reclamações do barulho, o sistema de tratamento de efluentes já não era o mais adequado e a falta de espaço não permitia a sua adequação.
A localização da empresa não permitia aumentar o mix de produtos e acompanhar as tendências de mercado como, por exemplo, a construção de uma unidade para a produção de leite em pó, ou até mesmo a expansão da produção do mix existente.
Diante a todas estas necessidades, a Tirol deu início à construção de uma unidade produtiva mais ampla, localizada na Linha Caçador, mesma cidade de sua fundação, a apenas 8 km distante da matriz.
Durante o percurso foi preciso fazer uma pausa…
O leite tem ciclos positivos e negativos (com margens muito estreitas) e a Tirol sempre teve como cultura trabalhar com recursos próprios. Em 2000, quando a unidade estava sendo construída, ocorreu um ciclo negativo do leite, com custos altos da matéria-prima e um mercado que não acompanhou essa evolução de preços. Assim, foi necessário dar um passo para trás e aguardar a recuperação do mercado, esperando um melhor momento para retomar os investimentos na nova planta sem riscos ou aumento do grau de endividamento.
Mas a Tirol reverteu a situação
Como a matéria-prima ficou com preços acima do mercado em Santa Catarina, uma das alternativas era ampliar o volume adquirido em estados que não tinham o mesmo cenário. Nesta esteira, a empresa aumentou a participação na compra de matéria-prima no Rio Grande do Sul e no Paraná, e também adquiriu uma nova unidade de distribuição em Curitiba, que permitiu abrir novos mercados, pulverizar as vendas e aumentar a rentabilidade da operação.
A conquista do Selo ISO 9001 pela Unidade da Tirol em Chapecó
A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização, independente do seu ramo de atividade, setor ou tamanho. Seu objetivo é garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais ágil. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio seja ampliado, mas mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. A Tirol (em sua unidade de Chapecó) foi o primeiro laticínio do Brasil a obter a certificação, o que evidenciou ao mercado o compromisso da empresa com a garantia da qualidade, consolidando ainda mais a marca em todo país.
Em 2005 é inaugurada a nova unidade produtiva da Tirol
Após a pausa nas obras, a construção da nova unidade produtiva em Treze Tílias seguiu e, em 2005, foi inaugurada uma das mais modernas fábricas de lacticínios da América Latina, com equipamentos de alta tecnologia, importados da Suécia e da Alemanha. Este investimento proporcionou ganhos de escala, maior qualidade e redução nos custos da operação.
A primeira linha da nova unidade foi o leite em pó, iniciado no dia 23 de junho de 2005. Cerca de um ano depois, foram transferidas as outras operações que ainda estavam na antiga unidade, como o leite UHT, o que levou à desativação da planta do centro. Com um espaço mais amplo foi possível também aumentar o mix de produtos e, consequentemente, reduzir o custo fixo.
A nova unidade trouxe inúmeros benefícios, como a construção de grandes lagoas de tratamento; sistemas modernos que permitiam uma eficiência de 99%, com condições de tratar dois milhões de litros de efluentes. O efluente tratado é reaproveitado para a limpeza externa de caminhões e dos pisos e reutilizado nas caldeiras, reduzindo em muito o consumo de água.
Outro foco da Tirol diz respeito aos investimentos nas áreas de reserva permanente, um total de 234.980 m² de área destinada à preservação do meio ambiente nos municípios de Treze Tílias e Ibicaré, em Santa Catarina.
Com a capacidade de produção aumentada, logo adiante foram construídos dois postos de resfriamento no Rio Grande do Sul, um em Tapejara e outro em Boa Vista do Buricá. Além disso, a empresa também construiu uma nova unidade de resfriamento em Dois Vizinhos (PR), ampliando, desta forma, a captação de leite para os três estados do Sul.
Com os novos postos de resfriamento, a quantidade de produtores também aumentou e o trabalho da equipe de fomento foi se tornando cada vez mais importante. Para dar suporte técnico personalizado in loco aos produtores de todas as regiões, a empresa investiu no aperfeiçoamento e expansão da área de fomento, com a contratação de novos engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, a fim de atender as novas demandas e seguir com o foco da prestação de assistência técnica.
Com todos os investimentos, em 2008 a empresa atingiu a marca de 1,8 milhões de litros de leite processados ao dia.
HOJE E O FUTURO (2009 A 2019)
Desde 1974, a Tirol esteve sempre em busca de novos desafios e assim segue. Os anos foram passando e a vontade de crescer jamais se extinguiu.
Na última década, novos equipamentos, que produzem mais e melhor, passam a fazer parte da empresa, assim como a inovação de seus processos, excelência em produtos, atendimento personalizado e atenção aos colaboradores. Todo este trabalho e dedicação fizeram com que a última década fosse cheia de conquistas, ou seja, os reflexos positivos da forma de atuar da Tirol começaram a render prêmios de qualidade e reconhecimento da marca em todo o país. Diante disso, podemos destacar os seguintes acontecimentos:
• Em 2013, a Tirol lança o seu primeiro relatório de sustentabilidade, com o objetivo de apresentar um cenário macro sobre da organização em suas diversas áreas de atuação. A partir então a empresa passa a confeccionar o relatório anualmente, somando até então, sete edições publicadas.• Em 2014, a Tirol recebe o prêmio Top Of Mind pelo 14º ano consecutivo em Santa Catarina e o prêmio ADVB Marketing e Vendas com o Case Biociclos.
O ano de 2016 também é marcado por expressivas premiações e o início das atividades da Unidade de Pinhalzinho.
• Em 2016, a Tirol é eleita pelo 2º ano consecutivo como a Marca Destaque na região Sul no prêmio Top Of Mind, do Jornal Folha de São Paulo. Essa é uma categoria que reconhece empresas e marcas que são líderes de lembrança de marca, independente da categoria de produto.
• No mesmo ano a empresa também recebe pelo 15º ano consecutivo o prêmio Top Of Mind Santa Catarina, com destaque na categoria Leite.
• Ainda em 2016, iniciou-se as obras de terraplanagem para a construção da nova Unidade da Tirol no município de Pinhalzinho (SC). E no mesmo ano, em 30 de dezembro é inaugurada a primeira fase das obras.
• Já as obras da Unidade Pinhalzinho são concluídas apenas em 2018 – Com área construída em 23 mil m² (em área total de 410 mil m²) a estrutura tem como objetivo inicial o resfriamento de leite e atender a produção de leite condensado com capacidade de produção de 130 toneladas dia, (até então terceirizado), além de suprir a necessidade da empresa de contar com um parque fabril novo e mais moderno, com flexibilidade para assumir a produção de mais itens da marca.
• A nova fábrica é moderna – seguindo os padrões internacionais de sustentabilidade, com controle de emissões de gases, estação de tratamento de efluentes moderna e também de tratamento de água nos padrões requeridos pelos órgãos fiscalizadores nacionais e mundiais.
•Pensando no futuro atingir o mercado internacional, esta nova unidade tem os pré-requisitos exigidos pelos mercados mundiais compradores de leite, ou seja, a Tirol no futuro terá todas as condições de exportar produtos desta unidade.
Em 2017 a empresa se destaca no mercado nacional e pelo investimento de uma nova ferramenta de gestão, voltada para os procedimentos internos.
• Em 2017 a Tirol consolida-se entre os líderes no mercado de Leite Longa Vida (UHT), como uma das marcas mais vendidas no Brasil em volume de vendas, de acordo com dados do Instituto Nielsen.
• Ainda em 2017, a Tirol dá um grande salto na gestão dos procedimentos internos com a implementação do SAP. O SAP é software de Gestão Empresarial o qual integra todos os departamentos de uma empresa, fornecendo soluções personalizadas. Essas soluções proporcionam praticidade na produção, fluidez na comunicação interna e agilidade na resolução dos problemas gerenciais diários.
• Com a implementação do SAP, em junho de 2017, a Tirol adquiriu também uma solução de rastreabilidade de todo processo primário de coleta de leite no campo. O aplicativo é um sistema informatizado que rastreia a matéria prima, buscando o aperfeiçoamento no sistema de coleta e entrega. A plataforma permite pesquisar todas as atividades, visualizar duração da percussão, trajeto percorrido, possíveis não-conformidades como atividades realizadas fora da localização determinada e demais informações relacionadas.
O ano de 2018 será lembrado pela companhia com um divisor de águas. A empresa promoveu uma disruptura em seus processos e apresentou ao mercado sua nova proposta de marca e posicionamento.
O ano de 2018 foi muito significativo para a empresa. Fruto de muita pesquisa de mercado e junto ao consumidor, o trabalho resultou no refresh da marca, com o objetivo de facilitar a identificação do produto no ponto de venda.
O processo iniciou com a modificação de nosso tradicional slogan, que migrou de A marca do sabor, para Confiança que vem do leite. A grande diretriz foi estender a confiança que o consumidor nutre pelo leite Tirol ao nosso vasto portfólio de mais de 170 produtos. Todas as embalagens dos derivados ganharam um selo de qualidade que valoriza a origem da matéria-prima dos produtos Tirol, reforçando que todos os produtos nascem do mesmo leite que o consumidor confia e consome diariamente.
2018 foi o momento em que começamos a levar ao consumidor e ao varejista, de forma mais transparente e assertiva, nossos diferenciais de confiança, qualidade e segurança alimentar, no maior projeto de comunicação já executado pela Tirol. Essa iniciativa englobou todas as áreas da empresa, em especial marketing, compras, PCP e P&D, e resultou em uma maior visibilidade da marca no ponto de venda e na ampliação de mercado.
O ano de 2018 também foi marcado pelo inicio do trabalho de mudança e alinhamento interno, ou seja, proporcionar um canal de comunicação mais aberto entre empresa e colaboradores.
Pensando nas pessoas, e que elas são de extrema importância para o sucesso da uma organização, em 2018 a Tirol deu início ao trabalho de mudança e alinhamento da cultura, sendo esta implantada por meio da área de Recursos Humanos. Com o objetivo de construir uma relação de confiança com os colaborardes, inspirar as pessoas, manter os colaboradores motivados e satisfeitos, bem como proporcionar desenvolvimento profissional e pessoal, no último ano a empresa implantou programas e iniciativas de engajamento multifacetados que maximizam o potencial do colaborador, permitindo o desenvolvimento individual.
Entre os programas pode-se destacar: Treinamentos e desenvolvimento de lideranças, Programa Encontro dos Aniversariantes, Café com a Liderança, Escola Continuada, Programa de padrinhos entre outros.
Esse é o primeiro passo, e é, o que sustentará a permanência das pessoas dentro da empresa.
Seguindo a linha do tempo , destacamos em 2019:
Em 2019 a Tirol deu início às obras da nova Unidade em Ipiranga (PR), única unidade própria da marca fora de Santa Catarina. A escolha pela nova região é motivada pelo estado do Paraná ser um dos maiores mercados de lácteos da marca Tirol no Brasil, bem como a facilidade de acesso ao mercado. As operações na Unidade estão planejadas para iniciarem em 2021, com a produção de leite longa vida (UHT), com capacidade inicial de 500 mil litros por dia.
Hoje (26/09), completamos mais um aniversário. São 45 anos de história.
Atualmente a Tirol figura entre um dos maiores players do Brasil. Conta com mais de 1.700 colaboradores, com três unidades produtivas, 18 postos de resfriamento, quatro centros de destruição e dezenas de milhares de produtores de leite distribuídos entre os estados de SC, RS, PR e GO, e um mix com mais de 170 produtos, dentre eles leites, achocolatados, iogurtes, bebidas lácteas, requeijões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de leite e leites condensados, que contribuem de forma ativa na economia estadual. Com distribuição nacional e forte presença nas maiores praças, especialmente nos estados do Sul e do Sudeste.
Para os próximos anos…
Queremos continuar sendo reconhecidos como referência pelos nossos produtos, seja por clientes, fornecedores e comunidade.
Manter firme a imagem lapidada com trabalho, compromisso e excelência que nos levaram ao status de uma das maiores empresas de lácteos do Brasil e seguir o caminho do crescimento sustentável, sempre com respeito aos nossos colaboradores, parceiros de negócios e aos Produtores de Leite que sempre confiaram em nós.
Continuar investindo em tecnologia, qualidade e segurança alimentar, que sempre estiveram presentes e fizeram com que a Lacticínios Tirol consolidasse sua marca através dos anos como sinônimo de qualidade na produção de leite e derivados.
Trabalhar todos os dias melhorando os processos, que somente quem tiver excelência nos processos vai conseguir sobreviver ou mesmo crescer no mercado.
Consolidar todos os projetos em andamento elevando a organização a um novo patamar, e criar novas alternativas de crescimento futuro.
Enfim, chegamos aos 45 anos de história. Agradecemos a todos que fizeram parte desta trajetória, em especial aos colaboradores, consumidores, produtores de leite e clientes. E, convidamos para seguirmos juntos neste projeto que tem dado tão certo. Seguimos investindo em processos e pessoas. Mantendo o foco no crescimento, sempre com olhos voltados para o futuro melhor.
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: