Notícias

A história por trás de um dos maiores players do setor lácteo do Brasil

A Lacticínios Tirol revela os bastidores de uma trajetória de 45 anos, que mistura tradição, qualidade e confiança

Como tudo começou (1974 a 1984)

Fundada no meio oeste catarinense, a história da Lacticínios Tirol se confunde com a história de Treze Tílias, fundada por imigrantes da região do Tirol Austríaco que fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa no período entreguerras.

Seguindo a profissão, os colonizadores fizeram-se também produtores de leite. Deu certo. Hoje a agroindústria leiteira é o forte do município com mais de 7,6 mil habitantes.

O turismo é também uma fonte de renda da pequena cidade de ar alpino, belos jardins e culinária austríaca, mas o eixo econômico local é a produção de leite fomentada pela Lacticínios Tirol.  

• Como iniciou a Tirol?

A história da Tirol iniciou em 1974, por meio da iniciativa do padre Johan Otto Kung. Vindo da Áustria, o Padre King, como era conhecido, tinha experiência na área de produção de leite.

Entendendo que as novas terras tinham características bem próximas daquelas deixadas para trás, e que as famílias de imigrantes mantinham a aptidão pela produção de leite, o Padre King enxergou a oportunidade de fomentar a economia na nova comunidade trezetiliense a partir da cultura leiteira, dando início ao então lacticínio.

Mesmo com dificuldades e sabendo que talvez não conseguisse terminar seu projeto, ele iniciou as obras de construção do lacticínio. Logo adiante, vendeu a empresa para um grupo de 34 pessoas que, assim como King, acreditavam no propósito de fomentar a economia local. Eles investiram para concluir as obras e, em 26 de setembro de 1974, foi fundada a Lacticínios Tirol Ltda. O desafio de viabilizar o empreendimento estava lançado.

Nos primeiros dias, a captação de leite girava em torno de 80 litros diários, de produtores vizinhos que traziam a matéria-prima direto na indústria com carroças, entre outros veículos da época. Já no final do primeiro mês, a produção chagava a 200 litros e a empresa contava com pouco mais de 10 colaboradores.

A produção foi aumentando na mesma proporção que os produtores rurais começaram a acreditar na atividade. Alguns meses depois, a Tirol já contava com 150 fornecedores.

O aumento da produtividade demandou a criação de um sistema de coleta de leite nas propriedades onde os caminhões terceirizados buscavam os latões cheios com o produto.


• Os primeiros produtos produzidos

O primeiro produto da linha Tirol ser elaborado foi o leite pasteurizado (leite de saquinho), depois o mix foi sendo ampliado para manteiga, nata e queijos mussarela e prato.

A industrialização começou pequena e os primeiros mercados atendidos foram os municípios de Treze Tílias, Joaçaba, Videira, passando posteriormente para Concórdia, Caçador, Chapecó, Porto União e Florianópolis.