Ingredientes

Massa

2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

200g de manteiga extra com sal

Cerca de 2 colheres (sopa) de água gelada

1 gema diluída em 2 colheres (sopa) de água para pincelar

 

Recheio

50g de manteiga extra Tirol sem sal

1 cebola grande picadinha

1 dente de alho picadinho

1kg de camarões miúdos limpos e sem casca

1 folha de louro

1 e ½ xícara (chá) de molho de tomate

1 colher (sopa) de amido de milho

½ de xícara (chá) de salsa picadinha

1 fio de azeite de oliva extra virgem

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Prepare a massa: junte a farinha, o sal e a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Vá acrescentando água gelada aos poucos, trabalhando a massa até desprender das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos e até por uns 2 dias.

Aqueça a manteiga e 1 fio de azeite numa panela média e doure ligeiramente a cebola. Junte o alho e refogue. Adicione o camarão e refogue até ele mudar de cor (cerca de 2 minutos). Acrescente o louro, o molho de tomate e sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver por uns 5 minutos. Junte o amido de milho dissolvido no leite e mexa até ferver e engrossar. Ajuste o sal e a pimenta e, se necessário, elimine a acidez com um pouquinho de açúcar. Misture a salsa e deixa esfriar.

Abra a massa (reserve um pouco para cobrir) e forre forminhas de empada. Recheie e cubra com discos de massa, pressionando bem as bordas. Leve à geladeira por uns 15 minutos, enquanto aquece o forno em temperatura moderada (180°C).

Retire as empadas da geladeira, pincele-as com a gema e asse-as até dourarem bem (cerca de 40 minutos). Espere 10 minutos depois que retirar do forno para desenformar.

Receitas

Torta de limão

(2 Avaliações)
+ Ver Mais

Patê de Presunto com Requeijão Cremoso

(3 Avaliações)
+ Ver Mais

Bolo de Fubá Cremoso

(2 Avaliações)
+ Ver Mais