News

Consumo de produtos lácteos reduz o risco de doenças cardiovasculares

Consumo de produtos lácteos reduz o risco de doenças cardiovasculares

A relação entre o consumo de lácteos e a ocorrência de doenças cardiovasculares sempre levantou debates e discussões mundo afora. Há anos os pesquisadores buscam, através de fontes distintas, chegar a uma conclusão precisa sobre o tema. Em estudos recentes, porém, é possível perceber uma tendência crescente de que o consumo desses produtos são considerados uma boa influência para a saúde cardiovascular.

Uma das últimas pesquisas que abordam o assunto foi publicada em julho de 2018. Realizada pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), a investigação, que acompanhou mais de 3 mil adultos com 65 anos ou mais, apontou que a gordura láctea não aumenta o risco de doença cardíaca, além de não prejudicar diretamente a saúde dos idosos. Durante análise, inclusive, descobriu-se que um ácido graxo encontrado nos produtos lácteos é responsável por reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, especialmente os casos de derrame.

Outro estudo com conclusões similares foi publicado no European Journal of Epidemology (renomada revista acadêmica europeia) em 2017. Na pesquisa, os especialistas também concluíram que o aumento no consumo de lácteos não encoraja a manifestação de doenças cardiovasculares no corpo humano. Segundo a análise, o consumo de produtos lácteos fermentados (como queijo e iogurte), produz o efeito reverso, promovendo a saúde cardiovascular. Para estabelecer essas conclusões, a pesquisa realizou uma metanálise que envolveu 29 estudos (que datam de 1982 a 2017) de diversas partes do mundo.

A Lacticínios Tirol possui um amplo mix de leites e derivados – como leites em pó, queijos, requeijões, cremes de leite, leites condensados, iogurtes, bebidas lácteas, achocolatados, leites fermentados, doces de leite, manteigas e natas – para colaborar com a saúde e o bem estar do brasileiro, oferecendo alimentos para assegurar uma alimentação saudável e saborosa.

Share this news: